Post: Estudo na Alemanha

Estudo na Alemanha

Como encontrar cursos gratuitos e ministrados em inglês na Alemanha? Isso existe?

Claro que sim e em grande quantidade. Os alemães têm interesse em trazer para si os talentos oriundos de todas as partes do mundo. E nem precisa saber falara alemão para isso. Para estudar, inglês abre muitas portas também. Mas falar alemão, ainda que não perfeitamente, ajuda muito. Sobre isso falamos depois aqui na Alle Idiomas!

O ponto de partida é pesquisar em sites específicos para este fim: os mais famosos e fáceis de navegar são o DAAD e o StudyinEurope.eu. Neles é possível filtrar a pesquisa por título pretendido (graduação, mestrado, doutorado, cursos rápidos etc.), área de interesse, língua do curso (inglês, alemão ou ambos), dentre outros itens.

Como fazer buscas no DAAD?

Na página inicial do site DAAD clique em “Information for foreigns”. Depois, vá para “Courses of study in Germany” e opte por “All study programmes in Germany”. Você será direcionado à opção de busca avançada e poderá filtrar melhor a sua pesquisa.

Buscas de cursos no StudyinEurope.eu – O site StudyinEurope.eu é vinculado à União Européia e oferece informações para todos os países da comunidade. Na página inicial, selecione a área que você pretende estudar (a título de exemplo, deixe este campo em branco), o título que deseja obter (selecione “master”) e, no país, opte pela Alemanha.

Feita esta seleção inicial, você encontrará 5.691 programas, sendo grande parte pagos. Para saber quais cursos são gratuitos, clique em “free tuition” na parte de cima dos resultados obtidos. Selecione também “show programs in English” para se certificar que os cursos, além de gratuitos, são ministrados na língua inglesa.

Por fim, você terá 649 cursos de mestrado na Alemanha totalmente gratuitos e em inglês. As áreas são diversas (você poderá refinar a pesquisa neste ponto, se desejar), assim como o tipo de título que você pretende obter. A mesma pesquisa poderá ser feita para outros tipos de curso, como graduação, doutorado, cursos rápidos etc.

Embora os sites aqui descritos tenham vínculo com o Governo Alemão e a União Européia, é aconselhável buscar detalhes dos cursos pretendidos também nos sites das universidades para ter certeza de que não há realmente nenhuma taxa a ser paga.

Vale lembrar que alguns países da União Europeia – como é o caso da Alemanha – podem cobrar valores simbólicos por semestre, além de exigirem a comprovação de um valor mínimo de renda, a fim de demonstrar que o aluno tem condições de se sustentar durante a realização do programa.

JAMIL
JAMIL

JAMIL é gestor e professor na Alle Idiomas.

Sobre o Autor
Jamil
Jamil

Jamil é gestor e professor na Alle Idiomas

Categorias
converse com a Alle Idiomas

Se você preferir entre em contato via e-mail: alleidiomas@alleidiomas.com.br

ou